Quando o bem-estar do colaborador é prioridade

Conheça o Programa Bem-Estar do Grupo Montessoriano

Você sabia que investir na qualidade de vida do colaborador aumenta a produtividade da empresa? Pensando nisso, o Grupo Montessoriano criou o Programa Bem-Estar em setembro de 2016 como uma ação institucional em favor da saúde física, mental e emocional dos seus professores e colaboradores. O Programa é uma parceria com a Fraternidade Irmã Esmeralda, através dos terapeutas Isabella Pacheco e Ricardo Souza.

O objetivo do programa é criar um espaço de cuidados e atenção à saúde, numa perspectiva holística, ou seja, com ações preventivas. “Queremos proporcionar aos professores e colaboradores momentos de relaxamento, informações e atividades de cuidado com o corpo, a mente e as emoções”, explica Tatiane Souza, coordenadora geral da Faculdade Montessoriano.

Para Isabella Pacheco, relaxar, revigorar, aliviar e reequilibrar são as palavras-chave para este programa. “Se você procura retornar a um estado de paz e harmonia internos, permita-se experimentar estas técnicas”, afirma a terapeuta que também desenvolve palestras e oficinas sobre temáticas ligadas à saúde no trabalho e alimentação.

Parece uma fórmula matemática: funcionário feliz + bom clima organizacional = empresa produzindo mais. Pesquisas mostram que um funcionário feliz e motivado produz mais e a empresa é uma grande colaboradora para que ele se sinta assim. As empresas já perceberam que a sua produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores.

A qualidade de vida tem sido um assunto de grande importância no mundo moderno e nos remete a uma reflexão sobre o conceito de saúde. “Ser saudável é a sinergia entre bem-estar físico, emocional, social, profissional, intelectual e espiritual. Para estimular o viver saudável entre os colaboradores”, explica Isabella.

Como funciona?

O processo de acompanhamento se inicia com uma anamnese passiva de cada colaborador, onde é feito um levantamento rápido do estado geral físico e emocional. A partir deste ponto, é estabelecido um tratamento para cada caso isolado e para cada sessão, pois o estado orgânico e psicológico não é inalterado. O acompanhamento é finalizado com questionários trimestrais entre os colaboradores e a entrega de um relatório ao setor responsável pela implantação do Programa.

As prioridades são definidas através de um questionário aplicado no decurso do primeiro mês. É um programa que deve estar disponível para todos colaboradores, devido às questões funcionais do trabalho sentando e em computador.

O Programa acontece às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h, com sessões terapêuticas de 20 minutos. As especialidades são: massagem shiatsu, reflexologia podal, acupuntura auricular e magnetoterapia. Os colaboradores agendam seu atendimento por telefone ou pelo grupo no Whatsapp, sendo o custo dividido com a instituição. O percentual de 60% do valor da sessão é repassada para o colaborador, com débito em folha, facilitando o acesso a esses tratamentos alternativos.

O que são terapias holísticas?

É uma prática não médica onde se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, autoajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio. As terapias que serão oferecidas no Programa são:

– Shiatsu, técnica japonesa que consiste em aplicar pressão sobre determinados pontos energéticos, que formam os meridianos, relacionando-se entre si e com os órgãos internos;

– Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano;

– Acupuntura Auricular é uma técnica da Acupuntura que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, usando do reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Trabalha ansiedade, depressão, estresse, emagrecimento, alergias, dentre outros;

– Magnetoterapia é uma das técnicas de acupuntura sem agulhas, totalmente indolor. Dentro da acupuntura energética, utilizamos fixação de pastilhas pequenas nos pontos de acupuntura e fixada com micropore ao corpo e a partes do corpo para tratamentos sistêmicos, muito útil no acompanhamento de tratamentos de dor, pois além do tratamento com  a massoterapia e a acupuntura auricular, o paciente leva para casa um produto terapêutico para alívio dos sintomas.

2018-05-06T00:58:30-03:00