PÓS-GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO OU MBA? Ó DÚVIDA CRUEL!

Que os cursos de pós-graduação são um grande diferencial na carreira de quem os têm no currículo, não há dúvidas. Como já foi dito aqui, em uma outra oportunidade, a pós-graduação pode ser um divisor de águas na trajetória de muitos profissionais. Ela pode abrir portas e possibilitar que os profissionais avancem rumo aos seus objetivos, com muito mais precisão e de maneira certeira.

Com a conclusão dos cursos de graduação, um dos caminhos mais naturais na vida de um estudante que busca crescer em sua carreira e ganhar visibilidade no mercado é cursar uma pós-graduação. Mas antes de fazer um curso de pós-graduação, muitos profissionais devem ter se questionado sobre as modalidades oferecidas pelas instituições: lato sensu ou strictu sensu? O que são e o que agregam às carreiras?

Quais são as diferenças entre as modalidades oferecidas? O que é uma pós-graduação? O que é uma especialização? MBA é uma modalidade Stricto Sensu? Pois bem, muitas são as dúvidas, não é mesmo? Então, vamos às explicações para não haver erros.

Existem duas modalidades de cursos de pós-graduação: “Lato Sensu”, onde se enquadram as Especializações e os MBA’s; e os “Stricto Sensu”, que são os mestrados e os doutorados. O que nos interessa aqui são as especializações, as pós-graduações e os MBA’s.

Em algumas regiões brasileiras, a especialização é chamada de pós-graduação, mas pós-graduação é um tipo de curso que proporciona ao estudante portador de diploma o aprofundamento do saber.

Já a especialização é um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. A especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema.

As pós-graduações “lato sensu”, geralmente, têm uma menor duração e são mais flexíveis, conseguindo atender necessidades mais específicas do mercado de trabalho.

Segundo o MEC, normalmente, a “pós” é um curso que tem o objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento.

Resultado de imagem para estudos

MBA’s

Os cursos classificados como MBA nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração.

O MBA (da sigla em inglês, Master Business Administration) não é um curso de mestrado, como sugere o próprio nome. Junto com a especialização, ele é um curso “lato sensu”. Sendo assim, muitas de suas características são comuns às de uma “pós”. De acordo com o próprio MEC, os MBA’s, nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração.

A maioria das escolas exige uma monografia. A Anamba recomenda que essa dissertação seja feita individualmente, com a orientação de um professor. É muito procurado por empresários, executivos e gestores.

A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global”. Muitos dos cursos de MBA oferecidos são voltados ao campo dos negócios e da gestão.
Pronto! Agora que já sabe a diferença entre um e outro é só escolher o seu curso e seguir. Bons estudos!

 

Conheça as nossas Pós-Graduações
2018-05-06T00:58:15-03:00