Se você não conhece a profissão de pedagogo (a), depois de ler essa matéria com o depoimento da nossa coordenadora Sidenise Estrelado, certamente vai se encantar.
Qual o professor que mais te marcou? Você saberia me responder sem pensar duas vezes?
Primeiro vamos entender o que é Pedagogia: O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.
Para a nossa coordenadora Pedagógica do curso de graduação da Faculdade Montessoriano, Sidenise Estrelado, é uma escolha de vida. “Acredito que fui escolhida pela Pedagogia. Quando entrei na faculdade de educação já atuava como professora de educação infantil e tinha expectativas de ascensão profissional. Ao ingressar no curso de Pedagogia percebi, na primeira semana de aula, grandes possibilidades para além da docência. Assim, fui tomada por emoções indescritíveis visando o meu futuro. Naquele início de aula, reafirmei minha decisão sobre o curso.”
Mas não basta apenas escolher a profissão, é preciso gostar de fazer pedagogia. É o que Sidenise Estrelado explica: “É importante que a (o) Pedagoga (o) que deseja seguir a carreira acadêmica, tenha muita vontade de estimular, motivar, provocar o pensar, a reflexão e mais especificamente, influenciar pessoas através dos ensinamentos, leituras e compartilhar saberes e experiências. Um bom profissional da área de Pedagogia precisa gostar de estudar e compreender a relação entre o ser humano com ele mesmo, sua história, seus pares e o ambiente. Dessa forma, a curiosidade e um ótimo senso de observação são fundamentais e fazem toda a diferença. Gostar do contato com as pessoas, valorizar as diferentes expressões de estar no mundo é imprescindível. Para perceber que escolheu a profissão certa, é necessário compreender que a prática o campo de atuação vai muito além da docência, quando se escolhe pedagogia, sobretudo, sentir que contribui e deseja acompanhar o desenvolvimento educacional de pessoas.”, complementa.
Além de ensinar, o pedagogo(a) pode atuar em outras áreas.
Ainda de acordo com Sidenise, “enquanto profissional da educação, você está habilitada (o) a atuar como educadora (or) em diversas áreas, como por exemplo: pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, pedagogia ambiental, psicopedagogia, educação especial/especializada e inclusiva, orientação educacional e vocacional, educação de jovens e adultos, desenvolvimento de material didático (livros, apostilas, jogos e materiais diversos), gestão e coordenação escolar, docência, entre outras.”
Listamos, abaixo, algumas atividades nas quais um pedagogo pode atuar. Confira!
- Administração escolar Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
- Ensino Lecionar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.
- Coordenação pedagógica Acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.
- Educação especial Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
- Orientação educacional Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
- Pedagogia empresarial Desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
- Pedagogia hospitalar Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
- Supervisão educacional Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.
Mercado de Trabalho
O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo licenciado em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades. Mas nas demais regiões a demanda também é boa.
Sidenise conta que faz parte da equipe da Faculdade Montessoriano há 3 anos. “Fui muito bem acolhida por todas as pessoas. O grande diferencial é a grande preocupação com o processo formativo e a carreira de seus estudantes durante todo o curso de graduação, que vai para além da certificação. A dedicação e o empenho de toda equipe gestora e colaboradores para que o ambiente acadêmico seja harmonioso, produtivo e colaborativo, faz com que toda as pessoas que convivem na Montessoriano, avancem conjuntamente em direção a uma educação de qualidade que respeite a diversidade e natureza humana”, conclui.
Sindese Estrelado é mestra em Educação e Contemporaneidade-UNEB. Pós-graduada em Psicopedagogia e Deficiência Mental pela Faculdade Baiana de Medicina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atua como professora de AEE – Atendimento Educacional Especializada, formadora e vice-diretora no Centro de Educação Especial da Bahia. Atualmente coordena o o Curso de Pedagogia e é docente da Faculdade Montessoriano de Salvador. Consultora Pedagógica. Docente da UNEB, em EAD no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e PAFOR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade-UNEB. Colaboradora da elaboração das Diretrizes da Educação Inclusiva no estado da Bahia.
Se você se apaixonou pela profissão de Pedagogo, não perca tempo! Faça hoje a sua INSCRIÇÃO.