Inscrições abertas para o Projeto (re)Significar o Saber
O Núcleo de Práticas Pedagógicas – NPP convida estudantes de Pedagogia, a partir do 6º semestre, para participar do Projeto (re)Significar o Saber. As inscrições acontecerão através do e-mail npp@faculdademontessoriano.edu.br, no período de 11 a 25 de outubro. O projeto será coordenado pela pedagoga e psicopedagoga Eurides Soares, responsável pelo NPP.
O Projeto (re)Significar o Saber permitirá a participação do acadêmico na relação direta com as práticas de sala de aula, construindo um importante campo de pesquisa que fundamenta sua construção teórica. A metodologia de trabalho será participativa e o público-alvo, adultos em situação de aquisição da leitura e escrita.
Saiba mais:
Projeto (re)SIGNIFICAR o saber
O Núcleo de Práticas Pedagógicas – NPP tem como objetivo a integração de vários saberes, sobretudo com o olhar de uma pedagogia social, através do pensamento de Vygotsky e, lógico, não perdendo de visto o que Freire nos ensina como uma construção do saber através da nossa realidade, resgatando assim, a ajuda mútua.
É com esse olhar que o NPP inicia o projeto (re)Significar o saber no que se refere à comunicação e letramento e ao pensamento lógico-matemático. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Toda pessoa, independentemente de sexo, raça, idade, cor, religião, facção política e/ou partidária, classe social, tem direito à Educação”.
Eis, então, que se apresentam algumas questões:
- O que é alfabetizar?
- Qual a visão que se tem de um adulto em relação à sua escrita e leitura?
- Como realmente realizar intervenções pedagógicas adequadas para que os estudantes avancem em seus conhecimentos?
- O que se deve levar em conta para que a aprendizagem realmente ocorra?
- Você, como educador, acha que a ação educativa pode transformar as possibilidades de desempenho das pessoas?
É de extrema importância a construção de espaços onde a dicotomia teoria/prática seja superada. Este projeto se propõe a estabelecer diálogo constante entre os elementos necessários para a construção e reconstrução do conhecimento. A Faculdade Montessoriano através do NPP buscará sempre mecanismo para articular o ensino à pesquisa e à extensão.
O projeto (re)Significar o saber permitirá a participação do acadêmico na relação direta com as práticas de sala de aula, construindo um importante campo de pesquisa que fundamenta sua construção teórica. A possibilidade de aglutinar diversos sujeitos desta instituição (professores, técnicos-administrativo, estudantes) no mesmo projeto abre espaços para diversos olhares sobre o objeto em questão. A metodologia adotada para execução deste projeto é a metodologia participativa, entendendo ser esta fundamentada na educação popular, tendo como referência a construção coletiva, em que seus diversos atores são sujeitos na elaboração e execução deste trabalho.
Objetivo Geral
- Proporcionar, a todos os envolvidos no projeto (re)Significar o saber, formação permanente que sirva como suporte teórico-prático, que conduza paulatinamente à construção coletiva e comprometida de uma proposta político-metodológica centrada na formação global do ser humano, ampliando seu espaço de conquista na sociedade.
Objetivos Específicos
- Instrumentalizar os participantes para as práticas pedagógicas necessárias à educação popular em alfabetização;
- Formar e dar acompanhamento permanente aos participantes do projeto;
- Desenvolver referencial teórico-metodológico capaz de dialogar com as práticas necessárias para uma educação inclusiva;
- Identificar os acúmulos históricos trazidos pelos participantes;
- Proporcionar aos estudantes desta faculdade a vivência das práticas pedagógicas.
Projeto (re)Siginificar o saber utiliza a metodologia participativa por entender que estamos diante de uma proposta de envolvimento no trabalho coletivo, para descrevê-la exporemos os seguintes passos
Os eixos norteadores do projeto:
® Motivação
® Mobilização
Motivação:
Será feito um trabalho de convencimento e mobilização no ambiente interno da faculdade, levantando os possíveis colaboradores entre professores e corpo de apoio/administrativo para serem os primeiros interlocutores do Projeto.
Para as/os estudantes, a estratégia adotada será a abertura de inscrição aos cursistas de Pedagogia a partir do 6º semestre.
Mobilização social
Faz-se necessário estabelecer um amplo processo de mobilização social focado em duas vertentes:
- Mobilização dos atores sociais que irão atuar diretamente na ação educativa, através das mídias, igrejas, sindicatos, associação de moradores e outros, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o processo de (re)Significar o saber promovido pela Faculdade;
- Mobilização dos participantes dos programas sociais ligados às instituições públicas;
- Mobilização das lideranças comunitárias e instituições de educação para identificação dos adultos que estejam no programa do EJA – Educação de Jovens e Adultos, para o convencimento de participarem desse projeto.
Referências
Freire, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, Cortez, 1995.
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 8ª ed. Rio De Janeiro, Paz e Terra, 1980.
Freire, Paulo. Política e Educação. 2ª ed. São Paulo, Cortez, 1995.
Vygotsky, Lev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, São Paulo, Ícone/EDUSP, 1988.
Contato:
Profª Ma. Eurides Soares
Núcleo de Práticas Pedagógicas
npp@faculdademontessoriano.edu.br