Inscrições Abertas Para o Curso de Classe Hospitalar

APRESENTAÇÃO

O Curso de Extensão em Classe Hospitalar tem como objetivo oferecer subsídios para aprimorar os conhecimentos quanto aos atendimentos educacionais a estudantes internados em unidades em hospitais. Assim, educação e saúde mantém uma relação de colaboração mútua, favorecendo o alcance dos internos ao processo educacional, mesmo se encontrando em tratamento de saúde nos hospitais, ambulatórios e domicílios.

Durante o curso, que é voltado a pessoas graduadas ou cursando graduação em Pedagogia, serão abordados aspectos teóricos e operacionais, a fim de aprimorar a práxis do Pedagogo, ampliando sua formação a outros espaços educacionais e consequentemente o leque de oportunidades no mercado de trabalho.

O conteúdo programático estará dividido em seis módulos.

As aulas serão oferecidas no noturno, das 18h30 às 22h10, com um encontro semanal, às quartas-feiras, ou aos sábados, a depender da turma.

 

OBJETIVOS

Geral: Compreender a atuação do pedagogo além dos espaços formais ressignificando a aprendizagem dentro de unidades hospitalares ou domiciliar.

 

Específicos:

  • Conhecer o processo histórico, legal e conceitual das classes hospitalares no Brasil;
  • Explicar os aspectos psicológicos da criança ou adolescentes hospitalizados;
  • Entender sobre as práticas pedagógicas dentro das classes hospitalares;
  • Discutir sobre a importância da formação do pedagogo para que possa atuar em classes hospitalares;
  • Refletir a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem das crianças hospitalizadas;
  • Compreender a importância da família no processo de hospitalização da criança.

PÚBLICO-ALVO

Graduados e graduandos em Pedagogia.

CARGA HORÁRIA

  • 120 horas

 PERÍODO

  • 06 meses, com 01 encontro semanal de 4h/a;
  • 03 meses com 02 encontros semanais de 4/a.
  • Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h)

 

CONTEÚDOS

  1. FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, LEGISLAÇÃO E CONCEITOS:Histórico das Classes Hospitalares no Brasil; Aspectos Legais; Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Escola Hospitalar; As Políticas Públicas e as Classes Hospitalares; Público-alvo. (20 h)

 

  1. SAÚDE X EDUCAÇÃO:O hospital e o processo de humanização; A criança Hospitalizada: Aspectos Psicológicos; A criança e a morte; Doenças na Infância; Terminologias da Saúde e seus significados. (20 h)

 

  1. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO AMBIENTE HOSPITALAR:Currículo; Adaptações Curriculares; Organização do Atendimento; Avaliação da Aprendizagem no Contexto Hospitalar; Espaços Físicos e Equipamentos, A classe hospitalar e a escola comum: práticas e saberes. (20 h)

 

  1. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:A Importância da Qualificação Profissional do Docente; As Competências/ Habilidades do Professor atuante no Programa Pedagogia Hospitalar; O Papel do Professor que atua no Programa Pedagogia Hospitalar. (20 h)

 

  1. O BRINCAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM:A Importância do Brinquedo e do Brincar; Os Brinquedos; Higienização dos Brinquedos e Materiais Pedagógicos; A Importância do Brincar no Ambiente Hospitalar. (20 h)

 

  1. A FAMILIA E O ESTUDANTE HOSPITALAR: O Domicílio como Ambiente Terapêutico: o paciente, o pedagogo e a família; Cuidando de Quem se Propõe a Cuidar. A importância da família no processo de hospitalização da criança; Aspectos Familiares no Processo de Hospitalização

 

 

 

EQUIPE DOCENTE

Alzira de Castro

Danielle Figueiredo

Celeste Ramos ( a confirmar)

Adriana Balaguer (a confirmar)

Sidenise Estrelado (a confirmar)

Jerusa Fialho (a confirmar)

 CRONOGRAMA DE AULAS

MÊS 01 – 20 horas Aspectos Legais e Éticos
Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5
Histórico e legislação referente à Classe Hospitalar; As Políticas Públicas atuais sobre as Classes Hospitalares O Hospital como ambiente terapêutico e educacional: sua história, finalidade, evolução e objetivos Publico alvo das Classes Hospitalares Seminário Avaliativo
MÊS 02 – 20 horas
Semana 6 Semana 7 Semana 8 Semana 9 Semana 10
O desenvolvimento infantil A criança hospitalizada: Aspectos psicológicos O Adoecer e seu significado psicológico: o doente, o adoecer, a doença e a morte O significado das várias manifestações pessoais: desenho, escrita, música, linguagem, expressão corporal e artística, histórias e contos, símbolos, sonhos e outros conteúdos inconscientes Seminário Avaliativo
MÊS 03 – 20 horas
Semana 11 Semana 12 Semana 13 Semana 14 Semana 15
O currículo e suas adaptações na classe hospitalar Organização do atendimento e os espaços físicos e equipamentos Avaliação da aprendizagem no contexto hospitalar A classe hospitalar e a escola comum: práticas e saberes Seminário Avaliativo
MÊS 04– 20 horas
Semana 16 Semana 17 Semana 18 Semana 19 Semana 20
O pedagogo como profissional da saúde e da educação: a saúde psíquica do educador A importância da qualificação profissional do docente As competências e habilidades do professor atuante em classe hospitalar A escuta e a ética do pedagogo que atua em classes hospitalares Seminário Avaliativo
MÊS 05– 20 horas
Semana 21 Semana 22 Semana 23 Semana 24 Semana 25
A Importância do brinquedo e do brincar Os brinquedos; higienização dos brinquedos e materiais pedagógicos A importância do brincar no ambiente hospitalar Brinquedoteca hospitalar: o papel do pedagogo no desenvolvimento de crianças hospitalizadas Seminário Avaliativo
MÊS 06– 20 horas
Semana 26 Semana 27 Semana 28 Semana 29 Semana 30
A importância do autoconhecimento na prática do cuidar O domicílio como ambiente terapêutico: o paciente, o pedagogo e a família Cuidando de quem se propõe a cuidar Aspectos familiares no processo de hospitalização Seminário Avaliativo

 

Inscreva-se Agora!

 

2018-08-31T20:33:03-03:00