III Diálogos sobre Educação Inclusiva mobiliza estudantes e educadores em torno da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).
Na perspectiva de mobilizar a Comunidade Montessoriana, a partir da reflexão sobre a Lei nº 13.005/2014, realizaremos uma ação no dia 22 de outubro de 2016, sábado, das 8:30 às 14:00. Esta ação contempla a Semana de Ação Mundial – SAM, da qual a Faculdade Montessoriano de Salvador participa desde 2014. A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação.
O III Diálogos sobre educação inclusiva e o Encontro de Educadores 2016 são fundamentais para que o PNE ganhe vida e fortaleça uma ampla rede que luta pela efetivação do direito humano à educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva, laica e de qualidade para toda criança, adolescente, jovem, adulto e idoso em todo o Brasil, para todas e todos, sem exceção.
Nesta terceira edição, contaremos com o total envolvimento das turmas dos cursos de Pedagogia e Administração, na disciplina Problemáticas da Inclusão das PNE, ministrada pela Profª Ma. Sidenise Estrelado, para o planejamento, logística, execução, registros e avaliação da ação, sobretudo na campanha para doação de brinquedos a serem destinados ao Centro de Atendimento Educacional Especializado – Pestalozzi da Bahia (atendimento educacional para pessoas com autismo), ao Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA (atendimento educacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla), e ao projeto social Jesus no Parque, na comunidade do Parque São Cristóvão. Ressaltamos que estarão presentes na ação, os gestores e representantes das três instituições.
Nesse contexto, haverá ainda, uma grande exposição de jogos pedagógicos construídos pelas estudantes de Pedagogia durante o primeiro semestre de 2016, em oficinas promovidas pelos professores Marcos Pessoa e Sidenise Estrelado.
SAM
Lançada pela CGE (Campanha Global pela Educação), a Semana de Ação Mundial exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes e aconteceu entre os dias 30 de maio e 03 de junho de 2016.
Assim, a SAM brasileira será contextualizada com discussões sobre o monitoramento do segundo ano de implementação do PNE. Para nós, o destaque fica com as discussões da META 4, do PNE. Agora é Lei! O lema da Semana de Ação Mundial – SAM 2016 em todo o Brasil é: “Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade”.
ASPECTOS GERAIS
Tema: Reflexões sobre a META 4 – Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Quando: 22 de outubro de 2016, sábado.
Horário: 8:30 às 14:00
Onde: Faculdade Montessoriano de Salvador
Inscrições: online sob a responsabilidade da professora Sidenise e estudantes do curso de Administração.
Estratégias Pedagógicas:
Os estudantes do curso de Administração e Pedagogia, realizarão experiências sensoriais todas as quintas-feiras, durante o intervalo, com os seguintes objetivos:
- Sensibilizar e mobilizar a comunidade Montessoriana sobre as questões de Inclusão Social e Educacional.
- Oportunizar experiências e reflexões sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
- Divulgar o III Diálogos sobre educação inclusiva e o Encontro de Educadores 2016.
- Realizar a campanha de brinquedos novos para doação em 03 instituições que atuam no atendimento de crianças e jovens carentes com deficiência.
Coordenadora do Curso de Pedagogia: Prof. Ma. Sidenise Estrelado Sousa;
Secretária Acadêmica: Adaisa Côrtes;
Comissão de discentes – ADM e PED.
Contamos com a sua participação!