Manuais, guias, inspirações. Apesar de ser fortemente digital, o universo das startups se apoia em um meio bastante tradicional: os livros. Grandes autores, como Eric Ries e Steve Blank, dão lições e espalham teorias que quase todo empreendedor usa na hora de criar uma startup.
Os especialistas Fernando de la Riva, diretor-executivo da Concrete Solutions, e Marcelo Lage, diretor da Startify, braço de educação empreendedora da aceleradora Start You Up, indicam dez títulos básicos para quem quer saber mais sobre startups. Confira um resumo de cada um abaixo:
“A Startup Enxuta”, de Eric Ries
Este livro é considerado por muitos a “Bíblia” do empreendedorismo para startups. Eric Ries defende o conceito de startup enxuta, ou seja, não desperdice tempo e recursos, faça testes e escute o cliente.
“Value Proposition Design”, de Alex Osterwalder e mais autores
O livro traz exercícios e ferramentas para colocar em prática uma atividade essencial: validar hipóteses com situações e clientes reais. Para Lage, é como um workshop, com práticas que podem ajudar o empreendedor a resolver problemas e dúvidas.
“Motivação 3.0”, de Daniel Pink
Muito se ouve sobre a importância de ter uma equipe motivada. Mas, afinal, existe fórmula para isso? Neste livro, Daniel Pink discute o conceito de motivação e fala sobre a distância entre as teorias e a prática no dia a dia. O autor ainda dá dicas do que pode funcionar de verdade para motivar as pessoas.
“De Zero a Um”, de Peter Thiel
“O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício”. Este é o mote do livro do investidor e cofundador do PayPal Peter Thiel. Ele fala sobre a importância de inovar, criar algo realmente novo, para impactar o mercado e conseguir crescer.
“Startup: Manual do Empreendedor”, de Steve Blank e Bob Dorf
Steve Blank é professor, autor de vários livros e um dos mais reconhecidos especialistas em empreendedorismo do Vale do Silício. Em parceria com Bob Dorf, escreveu este passo a passo para quem pensa em começar uma startup, com dicas práticas sobre desenvolvimento de clientes.
“Inovação em Modelos de Negócios – Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder
Esqueça o plano de negócios tradicional. Este livro ajuda a desenhar um modelo de negócios, usando páginas criativas e fáceis de entender. É considerado um clássico para quem está começando uma startup.
“Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar”, de Daniel Kahneman
Daniel Kahneman é vencedor do Nobel de Economia e aborda neste livro como a tomada de decisão depende de dois tipos de pensamento: o rápido e emocional e o lento e ponderado. O autor fala da importância em equilibrar os dois tipos antes de tomar decisões.