APRESENTAÇÃO
O Curso de Extensão em Classe Hospitalar tem como objetivo oferecer subsídios para aprimorar os conhecimentos quanto aos atendimentos educacionais a estudantes internados em unidades em hospitais. Assim, educação e saúde mantém uma relação de colaboração mútua, favorecendo o alcance dos internos ao processo educacional, mesmo se encontrando em tratamento de saúde nos hospitais, ambulatórios e domicílios.
Durante o curso, que é voltado a pessoas graduadas ou cursando graduação em Pedagogia, serão abordados aspectos teóricos e operacionais, a fim de aprimorar a práxis do Pedagogo, ampliando sua formação a outros espaços educacionais e consequentemente o leque de oportunidades no mercado de trabalho.
O conteúdo programático estará dividido em seis módulos.
As aulas serão oferecidas no noturno, das 18h30 às 22h10, com um encontro semanal, às quartas-feiras, ou aos sábados, a depender da turma.
OBJETIVOS
Geral: Compreender a atuação do pedagogo além dos espaços formais ressignificando a aprendizagem dentro de unidades hospitalares ou domiciliar.
Específicos:
- Conhecer o processo histórico, legal e conceitual das classes hospitalares no Brasil;
- Explicar os aspectos psicológicos da criança ou adolescentes hospitalizados;
- Entender sobre as práticas pedagógicas dentro das classes hospitalares;
- Discutir sobre a importância da formação do pedagogo para que possa atuar em classes hospitalares;
- Refletir a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem das crianças hospitalizadas;
- Compreender a importância da família no processo de hospitalização da criança.
PÚBLICO-ALVO
Graduados e graduandos em Pedagogia.
CARGA HORÁRIA
- 120 horas
PERÍODO
- 06 meses, com 01 encontro semanal de 4h/a;
- 03 meses com 02 encontros semanais de 4/a.
- Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h)
CONTEÚDOS
- FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, LEGISLAÇÃO E CONCEITOS:Histórico das Classes Hospitalares no Brasil; Aspectos Legais; Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Escola Hospitalar; As Políticas Públicas e as Classes Hospitalares; Público-alvo. (20 h)
- SAÚDE X EDUCAÇÃO:O hospital e o processo de humanização; A criança Hospitalizada: Aspectos Psicológicos; A criança e a morte; Doenças na Infância; Terminologias da Saúde e seus significados. (20 h)
- PRÁTICAS EDUCATIVAS NO AMBIENTE HOSPITALAR:Currículo; Adaptações Curriculares; Organização do Atendimento; Avaliação da Aprendizagem no Contexto Hospitalar; Espaços Físicos e Equipamentos, A classe hospitalar e a escola comum: práticas e saberes. (20 h)
- FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:A Importância da Qualificação Profissional do Docente; As Competências/ Habilidades do Professor atuante no Programa Pedagogia Hospitalar; O Papel do Professor que atua no Programa Pedagogia Hospitalar. (20 h)
- O BRINCAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM:A Importância do Brinquedo e do Brincar; Os Brinquedos; Higienização dos Brinquedos e Materiais Pedagógicos; A Importância do Brincar no Ambiente Hospitalar. (20 h)
- A FAMILIA E O ESTUDANTE HOSPITALAR: O Domicílio como Ambiente Terapêutico: o paciente, o pedagogo e a família; Cuidando de Quem se Propõe a Cuidar. A importância da família no processo de hospitalização da criança; Aspectos Familiares no Processo de Hospitalização
EQUIPE DOCENTE
Alzira de Castro
Danielle Figueiredo
Celeste Ramos ( a confirmar)
Adriana Balaguer (a confirmar)
Sidenise Estrelado (a confirmar)
Jerusa Fialho (a confirmar)
CRONOGRAMA DE AULAS
MÊS 01 – 20 horas Aspectos Legais e Éticos | |||||
Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Semana 5 | |
Histórico e legislação referente à Classe Hospitalar; | As Políticas Públicas atuais sobre as Classes Hospitalares | O Hospital como ambiente terapêutico e educacional: sua história, finalidade, evolução e objetivos | Publico alvo das Classes Hospitalares | Seminário Avaliativo | |
MÊS 02 – 20 horas | |||||
Semana 6 | Semana 7 | Semana 8 | Semana 9 | Semana 10 | |
O desenvolvimento infantil | A criança hospitalizada: Aspectos psicológicos | O Adoecer e seu significado psicológico: o doente, o adoecer, a doença e a morte | O significado das várias manifestações pessoais: desenho, escrita, música, linguagem, expressão corporal e artística, histórias e contos, símbolos, sonhos e outros conteúdos inconscientes | Seminário Avaliativo | |
MÊS 03 – 20 horas | |||||
Semana 11 | Semana 12 | Semana 13 | Semana 14 | Semana 15 | |
O currículo e suas adaptações na classe hospitalar | Organização do atendimento e os espaços físicos e equipamentos | Avaliação da aprendizagem no contexto hospitalar | A classe hospitalar e a escola comum: práticas e saberes | Seminário Avaliativo | |
MÊS 04– 20 horas | |||||
Semana 16 | Semana 17 | Semana 18 | Semana 19 | Semana 20 | |
O pedagogo como profissional da saúde e da educação: a saúde psíquica do educador | A importância da qualificação profissional do docente | As competências e habilidades do professor atuante em classe hospitalar | A escuta e a ética do pedagogo que atua em classes hospitalares | Seminário Avaliativo | |
MÊS 05– 20 horas | |||||
Semana 21 | Semana 22 | Semana 23 | Semana 24 | Semana 25 | |
A Importância do brinquedo e do brincar | Os brinquedos; higienização dos brinquedos e materiais pedagógicos | A importância do brincar no ambiente hospitalar | Brinquedoteca hospitalar: o papel do pedagogo no desenvolvimento de crianças hospitalizadas | Seminário Avaliativo | |
MÊS 06– 20 horas | |||||
Semana 26 | Semana 27 | Semana 28 | Semana 29 | Semana 30 | |
A importância do autoconhecimento na prática do cuidar | O domicílio como ambiente terapêutico: o paciente, o pedagogo e a família | Cuidando de quem se propõe a cuidar | Aspectos familiares no processo de hospitalização | Seminário Avaliativo | |