Atendimento psicopedagógico como ferramenta auxiliar a aprendizagem

Atendimento psicopedagógico como ferramenta auxiliar a aprendizagem

Muito se fala sobre psicologia, terapia e psiquiatria, mas poucos entendem que cada um tem seu papel no tratamento da mente humana. A psicopedagogia é uma dessas áreas que é pouco conhecida e que pode fazer a diferença nesse tratamento. A psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas aprendem. Ela se propõe a identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem, atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.

No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema. A Faculdade Montessoriano fornece atendimento psicopedagógico à comunidade onde todo esse diagnóstico e tratamento é realizado. “As pessoas telefonam para a faculdade, falam com as secretárias acadêmicas e se inscrevem. Nós pegamos essa lista e passamos para a supervisora de estágio, Flaviana Bezerra. Flaviana faz uma seleção e as meninas pegam os números para entrar em contato com a família”, explica Adriana Ponte, coordenadora do curso de Psicopedagogia da Faculdade Montessoriano.

Os atendimentos são feitos pelos estudantes de Psicopedagogia e são assistidos pelas supervisoras. “Para o curso se faz necessário porque trabalhamos com uma especialização que é clínica e diagnóstica e como envolve questão terapêutica, tem que ter esse processo. Para que seja responsável, nós, obrigatoriamente, supervisionamos”, conta a coordenadora.

Quem precisa de atendimento psicopedagógico?

São diversos motivos que surgem, não são só problemas de ordem cognitiva, mas também problemas de ordem afetiva. Qualquer criança que, na escola, os professores sinalizem que não está aprendendo de forma natural, pois existe algum obstáculo impedindo o avanço. A maioria das crianças que chegam para atendimento com o Núcleo de Psicopedagogia da Faculdade Montessoriano, a dificuldade é de ordem afetivo emocional. Agora um alerta de Adriana Ponte: “Os pais devem ficar atentos quando a escola está sempre chamando para reclamar de comportamento, ou quando o professor diz que a criança atrapalha muito a aula, não se concentra. O que chamamos de indisciplina é uma forma da criança expressar que aquele ambiente não está bom. Geralmente quando acontece isso, tem algum problema por trás”.

O atendimento psicopedagógico da Faculdade Montessoriano pode ser agendado através do telefone (71) 3025-5376 e procurar Adaísa ou Sandra. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 14h às 21h30.

 

 

2018-05-06T00:58:32-03:00