Livros são ótimas fontes de inspiração.Para quem deseja ser um empreendedor, conhecer histórias de pessoas que empreenderam é necessário para se inspirar e também para não cometer os mesmos erros.
Entender que por trás de uma empresa existe a história de um empreendedor é essencial para não perder a motivação e continuar focado no seu negócio, mesmo que os obstáculos pareçam um desafio impossível. “Você pode ter lido dezenas de trechos sobre um determinado empreendedor em outros momentos, mas só nas biografias é possível conectar vários pontos e ter um aprendizado mais consistente sobre as lições aprendidas por aquela pessoa”, afirma o professor de empreendedorismo de graduação do Insper, Marcelo Nakagawa.
Confira uma lista com 8 biografias que vão fazer você enxergar o empreendedorismo de diferentes perspectivas:
1. “Dedique-se de coração”, por Howard Schultz
A obra conta a história da rede de cafeterias Starbucks. Schultz é o empreendedor por trás do negócio e conta no livro como surgiu a ideia, como planejou o negócio e como a rede virou mundial. “Essa é uma leitura obrigatória para empreendedor de qualquer tipo de negócio, pois ela discute aspectos ‘universais’ como identificação de oportunidades, inovação e experiência de consumo”, diz Nakagawa.
2. “Satisfação garantida: no caminho do lucro e da paixão”, por Tony Hsieh
O empreendedor Tony Hsieh narra a trajetória da Zappos.com, uma das mais conhecidas empresas de comércio eletrônico dos Estados Unidos. “Hsieh conta todos os perrengues, os momentos em que a empresa quase quebrou e como criou uma das melhores empresas para trabalhar dos Estados Unidos. Para quem está criando um negócio do zero, vai se identificar com os vários momentos vividos pelo empreendedor. Para quem já tem um negócio, vale a reflexão e as dicas sobre como criar um ótimo ambiente de trabalho”, afirma Nakagawa.
3. “Steve Jobs – A Biografia”, por Walter Isaacson
A obra relata a trajetória de Jobs deixando evidente o modo como ele se tornou apegado aos detalhes e como usou isto no desenvolvimento de inovações que se tornaram lendárias. “Steve Jobs tinha um jeito único de copiar e criar coisas extraordinárias”, diz Nakagawa.
4. “Walt Disney – o triunfo da imaginação americana”, por Neal Gabler
No livro, de quase mil páginas, é possível compreender como surgiu o artista e o empreendedor Walt Disney e a importância do seu irmão e sócio Roy Disney. “Os Estúdios Disney sempre foram uma referência na criação de experiências inspiradoras. Que empreendedor não quer que o seu produto ou serviço seja uma experiência inspiradora para seus clientes?”, diz o professor.
5. “Sam Walton – Made in America”, por Sam Walton e John Huey
Sam Walton conta os detalhes sobre como ele e seu irmão (Bud Walton) fundaram o Walmart, maior empresa varejista do mundo. Os próprios Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Hermann Telles já mencionaram a inspiração e a admiração pelo empreendedor de Arkansas. “O que pode ser muito útil para os empreendedores em início de carreira é perceber como Sam era obcecado em oferecer o menor preço, a melhor variedade e o melhor serviço para o cliente”, diz Nakagawa.
6. “Elon Musk: como o CEO bilionário da Spacex e da Tesla está moldando nosso futuro”, por Ashlee Vance
Elon Musk conseguiu revolucionar setores muito distintos como o de meios de pagamento (Paypal), o automotivo (Tesla), o aeroespacial (SpaceX) e o de enegia (SolarCity). “A leitura da trajetória do empreendedor sul-africano não conta com grandes revelações, frases de impacto ou ensinamentos inspiradores. Há poucos ensinamentos no livro que podem ser utilizados por outros empreendedores, mas a trajetória de Musk serve para refletir sobre como pensamos pequeno, mesmo para aqueles que sonham grande”, diz Nakagawa.
7. “Lições de um empresário rebelde: como a vida ao ar livre ensinou Yvon Chouinard a empreender de forma generosa, responsável e produtiva”, por Yvon Chouinard
Chouinard criou uma das empresas mais inovadoras, admiradas, sustentáveis e uma das melhores para se trabalhar: a marca de roupas esportivas Patagonia. “A obra é uma referência para todo empreendedor que quer equilibrar resultado financeiro, impacto social e ambiental, integrar negócios com um propósito maior de vida e ainda trabalhar se divertindo”, afirma o professor.
8. “Ford: o homem que transformou o consumo e inventou a era moderna”, por Richard Snow
A trajetória de Henry Ford e seu impacto na sociedade moderna são incríveis, mas este livro deixa claro como surgiu a paixão de Ford pelos automóveis. “Se tiver que escolher apenas uma biografia para ler, leia esta sobre Henry Ford. O livro mostra como ele dominou o conhecimento sobre o assunto, como persistiu desenvolvendo automóveis cada vez melhores e, principalmente, como liderou o aperfeiçoamento dos processos até criar a produção em massa”, diz Nakagawa.
Via Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios