Vida de estudante não é fácil, principalmente quando precisamos fazer aquela pesquisa e o computador dar a louca.
Aproveite essas dicas para deixar o seu companheiro de estudos super protegido!
1) Não acesse links desconhecidos
Em e-mails, sites, programas de conversa, ou praticamente tudo o que se tem acesso na internet pode, vez ou outra, estar com algum link de caráter malicioso. Atenção, cuidado e precaução em qualquer situação é essencial para proteção de seus dados e sistema operacional.
2) Cuidado com download
Downloads são um dos grandes motivos de entrada de vírus nas máquinas. Fique muito atento aos botões de download; alguns sites podem dar a entender que o download será feito por um link que, na verdade, acarretará em vírus.
3) Atenção na instalação de programas
Preste atenção a todos os softwares adicionais que o programa indica durante a instalação. Evite aceitar tudo durante o processo, pois muitos softwares indicam instalação de outras coisas adicionais que, mesmo que não tenha códigos maliciosos, podem deixar seu computador mais lento e vulnerável.
4) Sempre acesse sites de confiança
É comum, principalmente quando se recorre a buscadores, ser encaminhado para sites desconhecidos de compras, para assistir a vídeos, ou outras ações. Alguns usuários possuem malícia o suficiente para conseguir operar em tais sites sem adquirir vírus, mas, para leigos, evitar tais páginas é essencial.
5) Atente-se a arquivos que você baixa e abre
Embora seja importante instalar um bloqueador de spam e filtro de e-mail, você ainda precisa ter muita cautela quando faz um download. Se o e-mail que você recebeu parecer estranho ou suspeito, apague-o imediatamente, sem ao menos abri-lo.
6) Suspeite de presentes online
Entregas grátis de produtos caros – como tablets e smartphones – na Internet, especialmente em sites que pedem que sejam preenchidos dados pessoais, costumam ser golpes para que os desavisados entreguem informações que podem ser usadas em roubo de identidade.
7) Evite ver vídeos em sites desconhecidos
Sites que oferecem vídeos gratuitos podem aproveitar brechas para também espalhar malware. Isto é ainda mais comum nos que oferecem filmes que ainda passam no cinema.
8) Não armazene senhas no seu navegador
Tome cuidado para não deixar suas senhas armazenadas em um navegador – isso é ainda mais perigoso caso se trate de uma máquina pública ou compartilhada. Também evite deixar sua conta logada em redes sociais ou contas de e-mail. É recomendável limpar o histórico do navegador e usar um gerenciador de senhas sempre que terminar uma navegação.