A Faculdade Montessoriano apoia suas práticas no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. As atividades de extensão promovem um diálogo direto com a comunidade, possibilitando a partilha de saberes através de cursos e eventos.
Possibilitam o enriquecimento e aprofundamento didático, curricular, científico e cultural. São atividades organizadas a partir das necessidades dinâmicas do currículo, abordando temas de relevância para a formação, ampliando o quanto possível o repertório cultural e profissional dos participantes.
As atividades de Extensão dividem-se em Cursos e Eventos.
Os eventos são, em sua grande maioria, gratuitos e abertos ao público em geral.
Garga Horária: 36h/aula
Duração : 2 meses aulas quinzenais
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Encontros Presenciais +Ofininas de produção de material didático: 33 horas
Mostra de trabalhos e Seminário de Apresentação das produções: 3 horas
Licenciada em Filosofia, Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Especialista em Implementação e Gestão dos Sistemas de Segurança e Higiene do Trabalho, e Mestre em Arqueologia, Pré-Histórica e Arte Rupestre (Mestrado Erasmus Mundus/PT), reconhecido pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora da Faculdade Montessoriano e coordenadora pedagógica. CV: http://lattes.cnpq.br/6590151023553056
Valor total: 120,00
Informações: extensao@faculdademontessoriano.edu.br
APRESENTAÇÃO
O curso de aperfeiçoamento profissional Assistente Administrativo busca qualificar pessoas que já atuam nesta área ou desejam aprimorar seus conhecimentos para garantir uma oportunidade de trabalho neste segmento de trabalho. Oferece 120 horas de formação teórico-prática voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências para apoiar o setor administrativo de diferentes organizações.
Através de uma metodologia vivencial, o curso possibilitará ao estudante conhecer conceitos, teorias, processos e ferramentas de gestão, que garantam uma visão mais ampla e integrada deste campo profissional. Para participar deste curso é preciso ter mais de 18 anos e o Ensino Médio concluído. As aulas serão oferecidas no noturno, das 18h30 às 22h10, com um ou dois encontros semanais, às segundas e terças-feiras, ou aos sábados, a depender da turma.
OBJETIVOS
Geral: Desenvolver habilidades e competências para apoiar o setor administrativo nas organizações.
Específicos:
- Compreender o papel do setor administrativo nas organizações;
- Conhecer as rotinas produtivas e processos administrativos de diferentes organizações;
- Aprimorar habilidades pessoais para o bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;
- Qualificar o atendimento ao cliente, através da visão sistêmica;
- Utilizar qualificadamente as tecnologias de informação aplicadas à gestão administrativa;
- Desenvolver habilidades profissionais no campo da administração.
Garga Horária: 120h/aula
Duração :
- 06 meses, com 01 encontro semanal de 4h/a;
- 03 meses com 02 encontros semanais de 4/a.
Horário:
- Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h)
Cronograma de Aulas
MÊS 01 – 20 horas | |||||
Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Semana 5 | |
Introdução à Administração |
Informática Básica |
Informática Básica |
Informática Básica |
Informática Básica |
|
MÊS 02 – 20 horas | |||||
Semana 6 | Semana 7 | Semana 8 | Semana 9 | Semana 10 | |
Processos | Processos | Processos | Processos | Processos | |
MÊS 03 – 20 horas | |||||
Semana 11 | Semana 12 | Semana 13 | Semana 14 | Semana 15 | |
Comunicação | Comunicação | Comunicação | Comunicação | Atendimento | |
MÊS 04– 20 horas | |||||
Semana 16 | Semana 17 | Semana 18 | Semana 19 | Semana 20 | |
Atendimento | Atendimento | Atendimento | Relacionamento | Relacionamento | |
MÊS 05– 20 horas | |||||
Semana 21 | Semana 22 | Semana 23 | Semana 24 | Semana 25 | |
Relacionamento | Documentos | Documentos | Documentos | Documentos | |
MÊS 06– 20 horas | |||||
Semana 26 | Semana 27 | Semana 28 | Semana 29 | Semana 30 | |
Práticas | Práticas | Práticas | Práticas | Práticas |
Semar Ferreira Leite
Administradora, graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Corporativo, Especialista em Gestão de Pessoas. Possui formação em Facilitação de grupo através da metodologia Multi de desenvolvimento humano nas organizações. É professora da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/5195782539055332
Patrícia Pinheiro Masini
Administradora pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Gestão Educacional Integrada. É Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Estratégia Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas e Professora do Curso de Administração da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/1059712164406972
Luciana Amado de Menezes Medrado
Administradora, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS e mestranda em Educação, pela Universidad del Salvador (USAL/ Argentina). Atua como professora em cursos de ensino profissionalizante da Fundação Bradesco, é docente e coordenadora do Núcleo de Práticas Administrativas da Faculdade Montessoriano.
CV: http://lattes.cnpq.br/7095278600568276
Danielle Figueiredo
Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Saúde na Infância e Membro-fundadora do Instituto Viva Infância. Sócia da Gradiva Clínica de Psicanálise e Centro de Estudos. Professora e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Montessoriano.
Eurides Hide
Pedagoga, pós-graduada em Orientação Profissional, Psicopedagogia e Gestão de RH e de Grupos, além de Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Experiência de mais de 22 anos em Recursos Humanos como Coordenadora de RH. É professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas da Faculdade Montessoriano .
CV: http://lattes.cnpq.br/7317291941007647
6 parcelas de R$120,00
Informações: extensao@faculdademontessoriano.edu.br
APRESENTAÇÃO
O Curso de Extensão em Classe Hospitalar tem como objetivo oferecer subsídios para aprimorar os conhecimentos quanto aos atendimentos educacionais a estudantes internados em unidades em hospitais. Assim, educação e saúde mantém uma relação de colaboração mútua, favorecendo o alcance dos internos ao processo educacional, mesmo se encontrando em tratamento de saúde nos hospitais, ambulatórios e domicílios.
Durante o curso, que é voltado a pessoas graduadas ou cursando graduação em Pedagogia, serão abordados aspectos teóricos e operacionais, a fim de aprimorar a práxis do Pedagogo, ampliando sua formação a outros espaços educacionais e consequentemente o leque de oportunidades no mercado de trabalho.
O conteúdo programático estará dividido em seis módulos.
As aulas serão oferecidas no noturno, das 18h30 às 22h10, com um encontro semanal, às quartas-feiras, ou aos sábados, a depender da turma.
OBJETIVOS
Geral: Compreender a atuação do pedagogo além dos espaços formais ressignificando a aprendizagem dentro de unidades hospitalares ou domiciliar.
Específicos:
- Conhecer o processo histórico, legal e conceitual das classes hospitalares no Brasil;
- Explicar os aspectos psicológicos da criança ou adolescentes hospitalizados;
- Entender sobre as práticas pedagógicas dentro das classes hospitalares;
- Discutir sobre a importância da formação do pedagogo para que possa atuar em classes hospitalares;
- Refletir a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem das crianças hospitalizadas;
- Compreender a importância da família no processo de hospitalização da criança.
Garga Horária: 120h/aula
Duração :
- 06 meses, com 01 encontro semanal de 4h/a
- 03 meses com 02 encontros semanais de 4/a
Horário:
- Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h)
MÊS 01 – 20 horas Aspectos Legais e Éticos | |||||
Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Semana 5 | |
Histórico e legislação referente à Classe Hospitalar; | As Políticas Públicas atuais sobre as Classes Hospitalares | O Hospital como ambiente terapêutico e educacional: sua história, finalidade, evolução e objetivos | Publico alvo das Classes Hospitalares | Seminário Avaliativo | |
MÊS 02 – 20 horas | |||||
Semana 6 | Semana 7 | Semana 8 | Semana 9 | Semana 10 | |
O desenvolvimento infantil | A criança hospitalizada: Aspectos psicológicos | O Adoecer e seu significado psicológico: o doente, o adoecer, a doença e a morte | O significado das várias manifestações pessoais: desenho, escrita, música, linguagem, expressão corporal e artística, histórias e contos, símbolos, sonhos e outros conteúdos inconscientes | Seminário Avaliativo | |
MÊS 03 – 20 horas | |||||
Semana 11 | Semana 12 | Semana 13 | Semana 14 | Semana 15 | |
O currículo e suas adaptações na classe hospitalar | Organização do atendimento e os espaços físicos e equipamentos | Avaliação da aprendizagem no contexto hospitalar | A classe hospitalar e a escola comum: práticas e saberes | Seminário Avaliativo | |
MÊS 04– 20 horas | |||||
Semana 16 | Semana 17 | Semana 18 | Semana 19 | Semana 20 | |
O pedagogo como profissional da saúde e da educação: a saúde psíquica do educador | A importância da qualificação profissional do docente | As competências e habilidades do professor atuante em classe hospitalar | A escuta e a ética do pedagogo que atua em classes hospitalares | Seminário Avaliativo | |
MÊS 05– 20 horas | |||||
Semana 21 | Semana 22 | Semana 23 | Semana 24 | Semana 25 | |
A Importância do brinquedo e do brincar | Os brinquedos; higienização dos brinquedos e materiais pedagógicos | A importância do brincar no ambiente hospitalar | Brinquedoteca hospitalar: o papel do pedagogo no desenvolvimento de crianças hospitalizadas | Seminário Avaliativo | |
MÊS 06– 20 horas | |||||
Semana 26 | Semana 27 | Semana 28 | Semana 29 | Semana 30 | |
A importância do autoconhecimento na prática do cuidar | O domicílio como ambiente terapêutico: o paciente, o pedagogo e a família | Cuidando de quem se propõe a cuidar | Aspectos familiares no processo de hospitalização | Seminário Avaliativo |
Danielle Figueiredo
Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Saúde na Infância e Membro-fundadora do Instituto Viva Infância. Sócia da Gradiva Clínica de Psicanálise e Centro de Estudos. Professora e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Montessoriano.
Alzira de Castro
Pedagoga pela Faculdade de Educação da Bahia, Especialista em Educação Educação Especial, Psicomotricidade e Psicopedagogia e Mestranda em Educação pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires/Argentina). É servidora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, atuando como gestora do CEEBA – Centro de Educação Especial da Bahia, e docente da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/5025140989534166
Sidenise Estrelado Sousa
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Deficiência Mental, e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atua como professora de AEE – Atendimento Educacional Especializada, formadora e vice-diretora no Centro de Educação Especial da Bahia. É coordenadora do Curso de Pedagogia e docente da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/3753658834003122
Celeste Ramos ( a confirmar)
Adriana Balaguer (a confirmar)
Jerusa Fialho (a confirmar)
6 parcelas de R$120,00
Informações: extensao@faculdademontessoriano.edu.br
APRESENTAÇÃO
O curso de aperfeiçoamento profissional Assistente Escolar busca qualificar pessoas que já atuam como auxiliares na escola ou profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos para garantir uma oportunidade neste segmento de trabalho. Oferece 120 horas de formação teórico-prática voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências para apoiar as atividades administrativas e pedagógicas da escola.
Através de uma metodologia vivencial, o curso possibilitará ao estudante conhecer melhor três grandes áreas que requisitam o apoio do assistente escolar: a família, a gestão e o pedagógico. Para isso, o estudante será apresentado a conceitos e teorias pedagógicas, aos principais processos administrativos inerentes ao universo escolar, bem como às principais questões discutidas na atualidade sobre a relação escola e família. Para participar deste curso é preciso ter mais de 18 anos e o Ensino Médio concluído. As aulas serão oferecidas no noturno, com um ou dois encontros semanais, das 18h30 às 22h10, ou aos sábados, a depender da turma.
OBJETIVOS
Geral: Desenvolver habilidades e competências para apoiar as atividades administrativas e pedagógicas da escola.
Específicos:
- Compreender o papel da escola nas sociedades atuais;
- Conhecer as rotinas administrativas e pedagógicas da escola;
- Refletir sobre o papel da família no processo de escolarização;
- Aprimorar habilidades pessoais para o bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;
- Qualificar o atendimento ao cliente, através da visão sistêmica;
- Desenvolver habilidades profissionais no campo da educação.
Garga Horária: 120h/aula
Duração :
- 06 meses, com 01 encontro semanal de 4h/a;
- 03 meses com 02 encontros semanais de 4/a.
Horário:
- Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h)
Cronograma de Aulas
MÊS 01 – 20 horas | |||||||
Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Semana 5 | |||
Escola e Família | Escola e Família | Escola e Família | Escola e Família | Escola e Família | |||
MÊS 02 – 20 horas | |||||||
Semana 6 | Semana 7 | Semana 8 | Semana 9 | Semana 10 | |||
Gestão Escolar | Gestão Escolar | Gestão Escolar | Gestão Escolar | Gestão Escolar | |||
MÊS 03 – 20 horas | |||||||
Semana 11 | Semana 12 | Semana 13 | Semana 14 | Semana 15 | |||
Secretaria Escolar | Secretaria Escolar | Secretaria Escolar | Relacionamento | Relacionamento | |||
MÊS 04– 20 horas | |||||||
Semana 16 | Semana 17 | Semana 18 | Semana 19 | Semana 20 | |||
Relacionamento | Comunicação | Comunicação | Comunicação | Comunicação | |||
MÊS 05– 20 horas | |||||||
Semana 21 | Semana 22 | Semana 23 | Semana 24 | Semana 25 | |||
Comunicação | Atendimento | Atendimento | Atendimento | Atendimento | |||
MÊS 06– 20 horas | |||||||
Semana 26 | Semana 27 | Semana 28 | Semana 29 | Semana 30 | |||
Práticas | Práticas | Práticas | Práticas | Práticas |
Danielle Figueiredo
Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Saúde na Infância e Membro-fundadora do Instituto Viva Infância. Sócia da Gradiva Clínica de Psicanálise e Centro de Estudos. Professora e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Montessoriano.
Alzira de Castro
Pedagoga pela Faculdade de Educação da Bahia, Especialista em Educação Educação Especial, Psicomotricidade e Psicopedagogia e Mestranda em Educação pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires/Argentina). É servidora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, atuando como gestora do CEEBA – Centro de Educação Especial da Bahia, e docente da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/5025140989534166
Sidenise Estrelado Sousa
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Deficiência Mental, e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atua como professora de AEE – Atendimento Educacional Especializada, formadora e vice-diretora no Centro de Educação Especial da Bahia. É coordenadora do Curso de Pedagogia e docente da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/3753658834003122
Eurides Hide
Pedagoga, pós-graduada em Orientação Profissional, Psicopedagogia e Gestão de RH e de Grupos, além de Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Experiência de mais de 22 anos em Recursos Humanos como Coordenadora de RH. É professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas da Faculdade Montessoriano .
CV: http://lattes.cnpq.br/7317291941007647
Vercia Gonçalves Conceição
Graduado em Letras e Artes pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e Mestre em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia, com o tema Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É intérprete de MPB, desenvolvendo projetos de arte-educação em diversos espaços, e professor da Faculdade Montessoriano de Salvador.
CV: http://lattes.cnpq.br/0333433572735660
Amanda Reis
Marta Alencar
Sérgio Ricardo Silva
6 parcelas de R$120,00
Informações: extensao@faculdademontessoriano.edu.br
APRESENTAÇÃO
O curso de aperfeiçoamento profissional Atendimento ao Cliente (Varejo) busca qualificar pessoas que já atuam nesta área ou desejam aprimorar seus conhecimentos para garantir uma oportunidade neste segmento de trabalho. Oferece 60 horas de formação teórico-prática, voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências para apoiar o setor de vendas de diferentes organizações.
Através de uma metodologia vivencial, o curso possibilitará ao estudante conhecer conceitos, teorias, processos e ferramentas de gestão, que garantam uma visão mais ampla e integrada deste campo profissional. Para participar deste curso é preciso ter mais de 18 anos e o Ensino Médio concluído. As aulas serão oferecidas no noturno, das 18h30 às 22h10, com um ou dois encontros semanais, às segundas e terças-feiras, ou aos sábados, a depender da turma.
OBJETIVOS
Geral: Refletir criticamente sobre o atendimento ao cliente, identificando aspectos que contribuam com a satisfação e fidelização, através do planejamento de ações voltadas para melhorar a performance do setor de vendas da empresa.
Específicos:
- Compreender o papel do setor de vendas nas organizações;
- Entender a diferença entre tratar e atender bem;
- Estabelecer diretrizes para o tratamento de situações inesperadas;
- Qualificar o atendimento ao cliente, através da visão sistêmica;
- Aprimorar habilidades pessoais para o bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;
- Utilizar qualificadamente as tecnologias de informação aplicadas à área de vendas;
- Superar as expectativas e conquistar um cliente fiel ao seu atendimento de excelência.
Garga Horária:
- 60 horas
Duração :
- 03 meses, com 01 encontro semanal de 4h/aula;
- 12h/aula de atividades práticas;
Horário:
- Aulas semanais no noturno (18h30 às 22h10) ou aos sábados (8h às 12h).
Cronograma de Aulas
MÊS 01 – 20 horas | |||||
Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Prática Profissional | |
O profissional de vendas | O profissional de vendas | O profissional de vendas | O profissional de vendas | 4h | |
MÊS 02 – 20 horas | |||||
Semana 5 | Semana 6 | Semana 7 | Semana 8 | Prática Profissional | |
Preparando a venda | Preparando a venda | Preparando a venda | Preparando a venda | 4h | |
MÊS 03 – 20 horas | |||||
Semana 9 | Semana 10 | Semana 11 | Semana 12 | Prática Profissional | |
Realizando a venda e o pós-venda | Realizando a venda e o pós-venda | Realizando a venda e o pós-venda | Realizando a venda e o pós-venda | 4h |
Semar Leite
Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Saúde na Infância e Membro-fundadora do Instituto Viva Infância. Sócia da Gradiva Clínica de Psicanálise e Centro de Estudos. Professora e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Montessoriano.
Luciana Amado de Menezes Medrado
Administradora, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS e mestranda em Educação, pela Universidad del Salvador (USAL/ Argentina). Atua como professora em cursos de ensino profissionalizante da Fundação Bradesco, é docente e coordenadora do Núcleo de Práticas Administrativas da Faculdade
Montessoriano.
CV: http://lattes.cnpq.br/7095278600568276
Prof. Esp. Robson Amorim
Graduado em Administração de Empresas, MBA em Finanças Corporativas e Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Empresas e Finanças em Instituição Filantrópicas. Possui uma carreira desenvolvida com sólida experiência em gestão empresarial e hospitalar, como gestor nas áreas administrativa, financeira e comercial. Experiência em processos de faturamento, contas médicas. Consultor nas áreas de finanças, comercial, faturamento, auditoria em sistemas de saúde pública.Palestrante em temas relacionados à liderança, saúde pública, legislação em saúde, administração e assessoria a diretoria executiva em assuntos de gestão hospitalar para tomada de decisão em questões de Filantropia e Contratos públicos no setor de Saúde.
Todo o corpo docente tem ampla experiência na área de saúde o que possibilita trazer para a sala de aula, além do conhecimento teórico a vivência de um gestor em unidade:
Carla Bianca Dantas S. Andrade
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia e em Educação à Distância pelo SENAC. Atualmente é terapeuta holística, tutora do curso de Administração Pública da UNEAD/UNEB e professora da Faculdade Montessoriano.
CV: http://lattes.cnpq.br/7609074953343075
6 parcelas de R$120,00
Informações: extensao@faculdademontessoriano.edu.br
INSCRIÇÕES